sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Nova fase de candidaturas ao Porta 65 Jovem de 1 a 15 de Setembro

Foi hoje anunciado no Portal da Habitação que a 3ª fase de candidaturas ao Programa Porta 65 Jovem decorrerá entre 1 e 15 de Setembro.

Pode ler-se também no Portal da Habitação "Recorde-se que na anterior fase de candidaturas, de 23 de Abril a 23 de Maio passado, foram submetidas 5.508 candidaturas, tendo sido aprovadas 4.156, donde ressalta um aumento global de candidaturas, em relação ao período de Dezembro, na ordem dos 54,68 % e um crescimento de novas candidaturas subvencionadas na ordem dos 169,17 %."

E o que não se encontra no Portal da Habitação "Recorde-se que o orçamento para o arrendamento jovem foi cortado entre 2007 e 2008 em mais de 50%, o número de candidatos foi drasticamente reduzido, não existem alternativas para apoio ao arrendamento jovem e o governo falha clamorosamente todos os objectivos para a habitação jovem definidos na legislação e na constituição"

notícia público

18 comentários:

Anônimo disse...

Isto das 3 fases de candidaturas é uma fachada tb... Quem nao pode candidatar-se na fase de Abril, pk haveria de poder agora? Se eles agoram o k contam é o valor k vem no IRS do ano anterior, entao esse valor será igual em Abril e em Setembro... enfim! Mais uma condição que mostra a todo o mundo k este governo o que quer realmente é mostrar aquilo que não: Pq a um jovem que iniciou a sua vida profissional em Abril do ano passado o governo calcula o valor mensal da mesma forma k a um jovem k trabalhou o ano inteiro? Como é obvio, se ao valor de 9 meses de salário dividem por 14, o valor final será muito menor do que ao verdadeiro, desta forma cortam muitas candidaturas por taxa de esforço abaixo da permitida, pois os cálculos são mal feitos. Fazem as contas à maneira deles para cortar ao máximo... Enfim! Gostava de vê-los, a eles aos k mandam, responder a questoes feitas por nós. Gostava ve-los a responder a estes problemas todos k nos aparece a cada um....

Anônimo disse...

Concordo com a Cris, não estou a ver para quem será esta 3ª fase....
Para mim não vai dar mais uma vez infelizmente....
Pois eu não tenho culpa, segundo as novas leis, que um prédio sem fracções dê para fazer contrato, mas para me candidatar à Porta 65 já não dá!! Desde quando é que isto faz sentido? Porque é que tenho de ser eu penalizada por causa de algo que o meu senhorio não fez? Se é legal fazer contratos de arrendamentos assim, porque é que o Porta 65 fez uma regra contra isso? Para cortar as "pernas " aos jovens, só pode!
É inadmissível....Eu gostaría era de vê-los a esses senhores a conseguirem viver com o nosso ordenado, viver não, sobreviver... Cambada...

Anônimo disse...

Em Dezembro, após mil e uma voltas para conseguir todos os dados relativos ao prédio/fracção que habitava, consegui candidatar-me ao Porta65. Foi-me recusado, porque não cumpria 1. valor da renda(pensava eu que anexava os recibos de renda e eles viam que era superior à renda máx permitida, logo que isso era factor de aceitação e não de exclusão da candidatura...), 2. recibos não coincidiam com valor de renda discriminado na candidatura (o valor que coloquei era o da renda máx permitida pois era o que o site permitia - novamente, ignorância minha, pelo motivo que acima indico), 3. "Contrato de Arrendamento: O documento anexado é inválido." Ora, se os dois primeiros pontos eu posso aceitar como ignorância minha, este 3º deixou-me os nervos em franja: eu recebera do IAJ a comparticipação máx 249eur de Out 2005 a Dez 2007!! Sendo que o contrato arrend. era de 3anos, como é possível que para o IAJ era válido e para o Porta65 já não??! Ridiculo. Foi-me dito por um amigo que, dado ter entrado em vigor uma nova lei spbre o arrend. urbano, por isso o contrato deixou de ser válido. Porque razão os meus senhorios não foram então obrigados a actualizar o contrato? Já a cartinha da praxe, todos os anos, a informar aumentos de renda de 10eur, isso eles enviavam. Obras? Nada! O meu ordenado em 2007 fui aumentada 10 cêntimos à hora!!! Ganho um ordenado de 650eur e a renda era do valor irreal de 400eur para um T1 minúsculo em benfica, que eu não tendo tempo nem dinheiro para tirar a carta, foi a zona mais barata e servida de transportes para o meu horário/local de trabalho que encontrei... Pois bem, resultado: em Jan 2008 tive que mudar a minha vida toda e tomar decisões que me roubaram a privacidade e bem-estar a vários níveis. Mas tinha que ser, se quisesse ter um tecto sobre a cabeça. E acreditem que dei voltas à cabeça como sustentar tal renda até à fase seguinte de candidaturas... mas nem isso eu sabia exactamente qdo seria ou se poderia voltar a candidatar-me tão-pouco, dadas as regras iniciais...
Pergunto-me, no meu caso e de tantos, demasiados, para que serviu qualquer destas mudanças. Só espero que essa gente tenha muitos pesadelos à noite. E que os espanhóis peguem nisto de uma vez por todas - do mal o menos.

Anônimo disse...

Eu vou tentar me candidatar nesta 3º fase porque só agora necessitei de arrendar casa. Portanto, Cris, esta fase é muito importante para as pessoas que, tal como eu, ainda não tinham arrendado nada antes de Abril. Como sou inexperiente nestas andanças, um apartamento "T1+1" é considerado com que tipologia para efeitos do porta 65?

pikenatonta disse...

Estou a pensar arrendar uma casa muito brevemente, mas para entrar nesta fase de candidaturas já não deve dar, não é? Tenho que já ter a casa alugada há pelo menos 1 mês? E quando será a data das próximas candidaturas? Abril?
Se alguém me puder esclarecer, agradecia imenso...

Anônimo disse...

Bem pikenatonta, eu acho que não tens de ter a casa arrendada há mais de um mês, até porque o meu contracto de arrendamento começou ontem e eu vou concorrer, mas podes sempre pedir esclarecimentos para o email atendimentoPorta65Jovem@ihru.pt que eles são rápidos e eficientes a responder. Boa sorte!

Anônimo disse...

ou podes também ligar para o número 217231500. Quando souberes a resposta, faz post aqui para toda a gente saber. ;-)

pikenatonta disse...

Obrigada!! Vou tentar saber de alguma coisa... No entanto, no meu caso concreto, penso ter um nivel de incapacidade igual ou superior a 60% por causa da minha doença crónica... E preciso de tratar primeiro deste documento... De certeza que já só vou poder concorrer na próxima fase...

Obrigada novamente!

Bebop disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

olá,

a próxima fase será já em dezembro

Anônimo disse...

Alguém me pode esclarecer se o apoio cessa quando se faz 30 anos ou se isso acontecer a meio do apoio se recebe por ano completo na mesma?

Anônimo disse...

Minha gente, quem não podia beneficiar continua tudo na mesma, os próprios técnicos o afirmamram "é tudo propaganda enganosa" disse o Srº Rogério dos serviços iaj!!!! Cambada de palhaços.....

Anônimo disse...

Então o subsídio não é até aos 32 anos!?!?!?
Eu tenho 29 e já não me deixam candidatar!!
Faço 30 anos em Outubro e ao candidatar-me diz: Para poder beneficiar deste programa, o candidato deverá ter uma idade inferior a 30 anos à data prevista para o 1º pagamento da subvenção.
Enfim...

nikki disse...

Isto do programa de arrendamento é tudo "propaganda enganosa" para que se pense que ajudam alguem e que nao andam so a amealhar para os proprios bolsos... é triste!
Encontro-me no mesmo caso que a cris, iniciei a minha actividade profissional em agosto do ano passado e obviamente nem sequer me permitem submeter a candidatura por ultrapassar a taxa de esforço... obviamente que ultrapasso a taxa de esforço se dividerem aquele valor por 14, mas como ja percebi, tudo é motivo para recusar uma candidatura! Ainda liguei para o IHRU, linha de apoio e a resposta que obtive a esta questao foi:
"o que importa é o IRS do ano anterior, nem que apresente todos os recibos deste ano, so poderá apresentar nova candidatura quando entregar o IRS de 2008, ou seja, em Abril de 2009"
Agora digam me a logica de todo este programa, estarei oito meses à espera para me poder candidatar a este denominado "apoio"!?
Cada caso é um caso e deveriam ser tratados como tal e nao colocar tudo no mesmo saco!
O meu maior receio é que em Abril de 2009 me digam (como ja soube que aconteceu) "se conseguiste pagar esta renda até agora continua" e esquecem-se do esforço sobrehumano que fazemos para pagar as contas todos os meses e á custa de quantos sacrificios!

Anônimo disse...

Olá! Para os que têm dúvidas, o Porta 65 é para jovens até aos 30 anos. Só em caso de jovens casais, um dos membros poderá ter até 32 anos de idade. Mas de facto como isto está, a idade deveria ser alargada. Infelizmente, hoje em dia, é cada vez mais dificil para os jovens se tornarem independentes...

Anônimo disse...

Olá,
de facto é da mais elementar justiça os reparar as coisas de que nos queixamos aqui e é mesmo revoltante querer começar uma vida e sentir que temos que estender a mão com jeitinho para ter a 'ajudinha'...
e não param de crescer as dúvidas cada vez que se (re)lêem os regulamentos.
Só comecei a trabalhar em Dez/2007 e nunca me tinha apercebido que teria o subsídio negado por só ter descontado 1mês!
Alguém me sabe dizer qual é a primeira fase de 2009? é só em abril?
obrigado, e boa sorte a todos

Anônimo disse...

Bom dia, concorri ao arrendamento jovem este mês, pois arrendei casa em Junho.
Acho q enviei os docs necessários, no entanto, o NIB q inseri na candidatura não foi da CGD
Já me disseram q tem mesmo q ser da CGD, alguém me sabe esclarecer.Obrigada

Anônimo disse...

isso do porta 65 e tudo treta.... ja me candidatei duas veses e duas veses nao tive direito a beneficiar deste apoio, tudo porque o valor do meu irs e baixo... isto e injusto , entao quem ganha muito e que tem direito a apoio? sempre trabalhei meu marido tambem, tenho 24 anos e meu marido 25 e temos dois filhos pequeninos uma de4 anos e outro de18 meses.... ja viram se nao temos direito , me expliquem por favor , quem e que tem????????