sábado, 1 de dezembro de 2007

As "in"verdades que nos têm imposto

1 - O porta 65 permite um apoio durante mais tempo uma vez que a idade limite passa de 30 para 32 anos


FALSO! - de facto a idade limite passa dos 30 para os 32 anos mas apenas para um dos elementos de casais não separados judicialmente ou em união de facto. Além disso, o Porta 65 apenas se pode renovar por três anos consecutivos contra os cinco previstos pelo IAJ. Para além disso, no IAJ o valor de incentivo podia ser o máximo (até 75% da renda sem ultrapassa 249, 40€ ) durante os cinco anos, enquanto que no porta 65 este incentivo decresce ao longo do período (ver...http://porta65.blogspot.com/2007/12/os-valores-de-rma.html)


2 - O porta 65 permite o arrendamento por vários jovens ao contrario do IAJ


QUASE VERDADEIRO - O IAJ já previa a possibilidade de existirem várias pessoas desde que fizessem parte do mesmo agregado familiar mas o Porta 65 alarga para jovens em coabitação. No entanto, olhando para os limites de pessoas por tipologia (ver http://porta65.blogspot.com/2007/12/os-valores-de-rma.html) facilmente se percebe que isto só será possível se houver partilha de quartos ou se se abdicar de área comum no caso de maiores tipologias. Isto claro, partindo do princípio que os valores de renda máxima conseguem ser respeitados o que é bastante difícil em especial para tipologias maiores.

3- O porta 65 vem melhorar o acesso dos jovens ao mercado de arrendamento corrigindo falhas do IAJ

FALSO! - o acesso é dificultado por via da definição de rendas máximas admitidas abaixo do valor praticado no mercado, reduz o apoio máximo possível na esmagadora maioria das situações, não introduz medidas que evitem o uso abusivo do programa, impõe uma dotação orçamental máxima deixando candidaturas de fora (hierarquizando-as utilizando, por exemplo, o rendimento dos ascendentes)

Um comentário:

Pedro Rosa disse...

Os números de informação indicados no Portal da Habitação não estão a funcionar de forma adequada a esclarecer devidamente os jovens. O número de informação do Instituto Português da Juventude apenas está habilitado a prestar esclarecimentos básicos em relação aos procedimento de candidatura (como é compreensível). No entanto, e isto é absolutamente inadmissível, o número do Instituto Português de Habitação e Reabilitação Urbana, que estaria naturalmente vocacionado a esclarecer todas as dúvidas relacionadas com o programa Porta 65, está pura e simplesmente desactivada e não existe data prevista para que esteja em funcionamento. Assim é impossível. Largam a "bomba" dos regulamentos dois dias antes de começar o período de candidatura (que termina dentro de duas semanas) e depois é um "vê se te amanhas" para arranjar toda a documentação para um programa irrealista e desfasado da realidade.