sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

O que se passou hoje na Assembleia

Hoje houve discussão na Assembleia do Porta 65. Estivémos lá e foi algo deprimente. Temos a oposição em peso (como seria de esperar) do nosso lado mas o governo está intransigente!

Em linhas gerais (e sem querer pegar em incoerências óbvias mas mesquinhas do Governo) eis o que se pode interpretar das palavras do Secretário de Estado:

1 - Justificação das RMA's - impedir que as rendas possam ser inflacionadas como consequência da existência deste apoio financeiro (sem comentários)


2 - Cálculo da RMA - O cálculo foi baseado na média das rendas PRATICADAS em cada zona do país com base em dados do INE!...Imagine.se a quantidade de rendas a 10 euros que entram para esta conta. Como chegaram, obviamente, a médias muito baixas decidiram ponderar o valor (como são muito simpáticos) com as estatísticas das rendas dos últimos IAJ's. Como foi feita a poderação? não sabemos. Mas o Secretário de Estado garantiu que foram técnicos qualificados a fazê-lo (obrigadinho!)

3 - A determinada altura o Secretário de Estado explicou que esta é uma decisão política. Ou seja, decidiram que este incentivo era para acabar ou ser drasticamente reduzido e mais nada. Fizeram-no de uma forma muito dispendiosa para todos (novo esquema, suporte informático, etc), mas conseguem passar a imagem de que estão a lançar um incentivo aos jovens (com um design e powerpoints todos bonitos diga-se de passagem) quando na realidade andamos para trás e criamos injustiças incríveis.

Notícias e outros:

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=70375

Os vídeos de algumas intervenções

José Soeiro Bloco de Esquerda Dezembro de 2007 - Apreciação Parlamentar do Porta 65
André Almeida PSD - Apreciação Parlamentar do Porta 65
Governo - Discussão Orçamento 2008

Intervenções escritas
Miguel Tiago PCP - Apreciação Parlamentar do Porta 65


Ana Zita Gomes PSD - Apreciação Parlamentar do Porta 65

Nenhum comentário: